A partir da degeneração do disco se inicia o desmoronamento vertebral. Como o DI é esangue ou seja, não tem circulação de sangue, as lesões do disco são definitivas não importando a idade em que se instalam (estão iniciando antes dos dez anos de idade pela facilidade dos meios de comunicação como a televisão, a informática e outros artifícios que tem condicionado o corpo humano ao marasmo e estagnação.
O individuo tem as maiores cargas na coluna lombar chegando a 150Kg num homem de setenta Kg sentado e 80 a 100 Kg na coluna cervical devido ao desproporção entre o tamanho da cabeça e o pequeno volume da vértebra cervical no pescoço. Por esse motivo as dores cervicais e lombares são as mais freqüentes no organismo humano. São essas dores que anunciam as lesões vertebrais. Por esse motivo não basta sedar a DOR, mas diagnosticar e tratar a lesão de onde é proveniente.
Muitas doenças criam predisposição para se instalar a cascata degenerativa, são elas:
- Deformidades da coluna vertebral: escolioses, cifoescolioses, lordoses e cifoses. Todas elas comprometem a fisiologia e biomecânica da CV gerando forças patológicas que tornam as lesões mais precoces e mais severas. As deformidades vertebrais podem ter origem congênita e adquiridas. As congênitas são mais graves pela precocidade e pela deformidade de angulação mais severa ( não raramente alcançando valores superiores acima de 100º de angulação).
- O canal estreito congênito ou adquirido pelas lesões degenerativas da CV. Aqui também a alteração da dimensão do canal é mais grave nas lesões congênitas podendo a redução do canal vertebral conduzir a paralisias ou paresias.
- Tumores ósseos são lesões da CV que ocasionam dores severas e que incapacitam. Os tumores podem se desenvolver em qualquer parte da coluna, porém são mais freqüentes no corpo vertebral pela boa perfusão sanguínea nesse local, os tumores mais freqüentes são os tumores metástáticos provenientes de outros órgãos como mama, pulmão, próstata, tireóide, rim, etc. São lesões que destroem o corpo vertebral causando fraturas. O tumor primário mais freqüente da coluna vertebral é o mieloma múltiplo. Geralmente acomete pessoas idosas, mas com certa raridade pode instalar-se em coluna na fase adulta e produtiva.